Clínica e Centro de Estudos Interdisciplinares

A partir do referencial da Clínica Psicomotora, sustentada pela psicanálise, entendemos que o corpo se constrói no entrecruzamento de fatores físicos, emocionais e sociais.

Alterações no desenvolvimento psicomotor podem ter origens diversas, sejam orgânicas ou psíquicas, bem como podem ter efeitos diversos no desenvolvimento global da criança. Devem, portanto, ser avaliadas o quanto antes.

Na avaliação psicomotora, que se compõe normalmente de conversas com os pais ou responsáveis e uma série de encontros com a criança, além de contato com a escola e outros profissionais que a acompanhem, os diferentes aspectos do desenvolvimento são observados em sua relação com a construção da imagem e do esquema corporal.

O acompanhamento psicomotor se desenrola por meio do brincar em transferência, em que o corpo é posto em cena, com seus limites e potencialidades. Ao psicomotricista cabe oferecer-se como espelho, ajudando a criança a conquistar as aquisições instrumentais esperadas, ao passo que, pela via do desejo, opera na reelaboração de sua imagem corporal.