Clínica e Centro de Estudos Interdisciplinares

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um trabalho clínico realizado por uma equipe de psicólogos que tem por objetivo dar suporte à reorganização subjetiva de pessoas que estão em sofrimento psíquico intenso.

Com característica itinerante, o acompanhamento parte do pressuposto de que a circulação e encontros nos espaços da cidade são potencialmente terapêuticos, por isso esses encontros se dão em diferentes espaços do cotidiano de cada sujeito, sejam eles públicos e/ou privados, como na própria casa do paciente, em ruas, praças, cinemas, shoppings, lanchonetes, academia, teatros, etc., constituindo, assim, uma importante ferramenta para a promoção da autonomia e reinserção social.

O AT é indicado para pessoas que, por diferentes motivos, estão vivenciando alguma situação de sofrimento psíquico que interfira significativamente no seu cotidiano. Crianças e adolescentes com dificuldades no processo de escolarização, pessoas com transtornos mentais, síndrome do pânico, depressão, transtornos alimentares e idosos no enfrentamento de questões decorrentes do envelhecimento, são alguns dos exemplos de casos que podem se beneficiar deste tipo de trabalho.

Nossa equipe de psicólogos definirá, por meio de entrevista inicial, um plano terapêutico singular para cada caso, tendo em vista a demanda do paciente, da família e dos profissionais envolvidos no processo. A duração, frequência e formato do trabalho serão definidos em função de cada caso após avaliação da equipe.