Clínica e Centro de Estudos Interdisciplinares

A partir do referencial da Psicanálise, atendemos aos que procuram um Psicólogo por alguma queixa pontual ou por apresentarem os mais diversos sintomas. O trabalho é pautado na ética do respeito ao discurso desse sujeito em sofrimento, para a construção e elaboração da sua demanda.

No atendimento individual à criança, utilizamos também o referencial psicanalítico, entretanto, com as particularidades que exigem esse trabalho na infância. Acreditamos que a criança é um sujeito ainda em constituição, portanto, o atendimento com crianças é uma intervenção nos impasses e/ou sintomas relacionados às questões do desenvolvimento e da estruturação psíquica. Em geral, o trabalho é composto por entrevistas iniciais com os pais, sessões com a criança e, de acordo com a necessidade, encontros com a família, escola e outros profissionais que a acompanhem.

Seguindo os preceitos do trabalho individual, o acompanhamento em grupo também não se centra sobre um sintoma, mas no sujeito que sofre. Em grupo, esse sujeito tem a chance de compartilhar e crescer com os demais. Através de um espaço de respeito e empatia, e com a mediação de um ou mais terapeutas, o sujeito pode se reinventar na relação com o outro e vivenciar experiências afetivas fundamentais. Os grupos não são arranjados de forma aleatória, mas sim pensados a partir das questões de cada membro e de como essas questões podem tocar a subjetividade do outro. Os grupos podem ser de crianças, adultos ou adolescentes, desde que haja uma justificativa clínica para esse tipo de trabalho e que os mesmos sejam pensados e conduzidos com ética.